segunda-feira, 28 de outubro de 2013

DANÇA - ELEMENTOS FORMAIS:


Entendendo a Dança

Quem dança tem mais facilidade para construir a imagem do próprio corpo, o que é fundamental para o crescimento e a maturidade do indivíduo e a formação de sua consciência social. A criança estimulada a se movimentar explora com mais frequência e espontaneidade o meio em que vive, aprimora a mobilidade e se expressa com mais liberdade.

A dança é uma linguagem artística baseada no movimento


"Um dos objetivos educacionais da dança é a compreensão da estrutura e do funcionamento
corporal e a investigação do movimento humano." (Brasil, 1997a, p.68).
PARA SABER MAIS ACESSE:


Imagem de bailarina moderna O QUE É MOVIMENTO?

O que é movimento?

O movimento nada mais é do que a variação de posição de um corpo relativamente a um ponto, é o deslocamento no espaço. É a variação da posição de um objeto ou ponto material no decorrer do tempo. São 4 os fatores do movimento: tempo, espaço, fluência e peso – O que move? Como? Onde? Por quê? Para quê?

Elementos Formais da Dança

Tabela elementos formais dança


  • Estudo do movimento corporal: o movimento do corpo ou parte dele num determinado tempo e espaço.
  • Percepção do tempo: caracteriza a velocidade do movimento corporal (ritmo e duração); contrastes (rápido, médio, lento), contratempo. Além dessas características do tempo entende-se a atenção ao tempo presente como fundamental para o estudo da dança. O corpo precisa estar aberto às mudanças decorrentes no tempo em diferentes momentos.
  • Exploração do espaço: interno e externo, público e privado, relacionando o entendimento de corpo e ambiente/contexto. Dentro do espaço estudamos as direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), dimensões (pequeno, médio e grande), níveis (baixo, médio e alto), extensões (perto, médio e longe). As conexões que se estabelecem com o ambiente podem ser vistas como relação de compartilhamento e troca.
  • PARA SABER MAIS ACESSE:

OVIMENTO CORPORALTbela elementos compositivosESPAÇO

imagem elementos compositivos





MOVIMENTO CORPORAL


  • KINESFERA: A kinesfera é tudo que podemos alcançar com todas as partes do corpo, perto ou longe, grande ou pequeno, com movimentos rápidos ou lentos etc. A Kinesfera ou Cinesfera é a esfera que delimita o limite natural do espaço pessoal, no entorno do corpo do ser movente. Esta esfera cerca o corpo esteja ele em movimento ou em imobilidade, e se mantém constante em relação ao corpo, sendo 'carregada' pelo corpo quando este se move. 
imagem kinesferaimagem kinesfera

  • FLUXO: Qualidade de Movimento que refere-se a tensão muscular com a qual se deixa fluir um movimento - fluência contínua e interrompida e seus graus de tensão.
Fluxo Livre: Uma movimentação sem interrupções, onde o indivíduo está livre para se movimentar como quiser desde que seja sem pausa. EX: Correr em um parque, o fluxo de um rio.

Fluxo Conduzido Ou Controlad
o: É um estado de cuidado com o movimento, há uma maior tensão muscular para se possa controlar a intensidade desse movimento. Ex: escrever um texto com uma caneta em um papel, movimentos de taichi chuan.

Fluxo Interrompido: È o máximo da tensão para que se faça uma interrupção imediata do movimento, que origina movimentos quebrados. Ex: escovar os dentes.

PARA SABER MAIS ACESSE ESTAS PÁGINAS E ASSISTA OS VÍDEOS INDICADOS. CONTEÚDO RETIRADO DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO PARANÁ.

TEMPO
imagem elementos compositivos































Nenhum comentário:

Postar um comentário